sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Gases Nobres, quem são eles?

UELTON GOMES


No período 8 A da tabela periódica existem o seguintes elementos químicos: hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio e radônio. 

Eis que acabo apresentar aos senhores os gases nobres. Mas vêm a pergunta. porque são chamados de gases nobres?

Para responder essa pergunta é necessário fazer um breve resumo sobre a teoria do octeto.

Para os elementos químicos se manterem estáveis na natureza é necessário que a ultima camada de valência esteja preenchida com 2 ou 8 elétrons, respeitando assim a teoria do octeto.

Assim podemos explicar porque os gases nobres têm esse nome, pois os todos elementos do período 8 A têm sua última camada de valência preenchida, ou seja, os gases nobres não precisam se combinar com nenhum outro elemento químico para se manter estável.

Agora que deciframos o nome dos gases nobre, vamos analisar a característica de cada um.

Hélio: Gás incolor e inodoro, o gás hélio é o segundo elemento químico mais abundante no universo, só perde para o hidrogênio. Ele é encontrado em 20% da matéria das estrelas.

Você sabia que os balões e o dirigíveis são enchidos com gás Hélio?

O gás Helio é menos denso que o ar. Isso explica porquê os dirigíveis e os balões conseguem flutuar no ar.

Neônio: Sabe nossas conhecidas luzes fluorescentes? Pois bem, lá se encontra o gás de neônio, a luz emitente se dá devido à passagem da corrente elétrica sobre o gás Neônio em baixas pressões.

Por hoje é só vestiblog@nautas, no próximo post falarei sobre os gases argônio, xenônio, criptônio e radônio e falaremos também sobre átomo que é a menor partícula que constitui o elemento químico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário